quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

EXPEDIÇÃO PRAIA DO BONETE!

No dia 19 de janeiro às 12h15min começamos a expedição para praia do Bonete em Ilhabela.

Durante a trilha os colaboradores do Projeto Rafael Iori, Gabriela Cristina, Laís Cauner e Marcello Casoni registraram dados coletados em gravador, câmera fotográfica, binóculos e caderno de campo.

Nossa trilha levou em média sete horas para ser concluída pois foi possível fazer algumas paradas para coleta, com aproximadamente mais de 30 gravações.

No decorrer da caminhada, conseguimos nos aproximar de diversas espécies, uma delas tornou-se familiar para o Projeto; casal de pica-pau-joão velho(Celeus flavescens), aves que não se intimidaram com o barulho e presença dos pesquisadores.

Com 15km de trilha até Bonete, passamos por três cachoeiras belíssimas, sendo a Cachoeira da Lage e a do Areado as maiores e impressionantes. Apesar da distância e grande esforço para análise da fauna e flora da Mata Atlântica, ao chegar, avistamos a beleza do local, onde nos sentimos cada vez mais motivados podendo ter o prazer de sentir a natureza diretamente, sendo impressionante para nós amantes de nossas matas tão mal tratadas e desrespeitadas.

A imensidão do mar nos fez perceber a rica extensão do Arquipélago de Ilhabela , composta ainda pelas ilhas de Búzios , Vitória e outras ilhotas adjacentes .

Existe ainda outra forma de chegar até a comunidade do Bonete através dos boneteiros em suas lindas canoas caiçaras feitas artesanalmente da madeira extraída de uma árvore chamada Guapuruvu. Atualmente este serviço de transporte de turistas se tornou a principal fonte de renda da comunidade local, além da tradicional atividade pesqueira.

Tivemos ainda o privilégio de poder mergulhar , nadar e observar tartarugas e golfinhos em nossa visita a este paraíso natural chamado Bonete .

Sem dúvida nenhuma essa experiência foi magnífica e inesquecível junto ao Projeto Ayurus que tem como principal missão a preservação integral e plena de locais como esse, servindo de exemplo para todos nós , possibilitando estas maravilhas naturais às gerações futuras.

Abraço a todos!
Laís Cauner

Nenhum comentário:

Postar um comentário